Fica a pergunta sobre a existência do Recall: Porque
tantas empresas hoje em dia utilizam a prática do recall?
O crescimento do número de recall aumenta
assustadoramente no país nos últimos anos. Seria uma preocupação real com o
consumidor ou uma maneira eficiente utilizada pelos fabricantes e/ou distribuidores
para que determinado produto ou peça deste produto seja levado de volta para
substituição total ou reparo de peças.
A dúvida que fica é que se esses defeitos poderiam ou
deveriam ser considerados na hora da fabricação ou seria uma forma indireta
utilizada pelas grandes marcas a fim de criarem uma chamada gratuita e por
consequência uma imagem positiva e com isso revalidando a marca, gerando no
consumidor a percepção subliminar de segurança e de que aquela empresa é
confiável e que preocupa com ele.
A questão aqui sem sombra de dúvida envolve uma série
de programação para que estes produtos durem realmente pouco, só que às vezes
exageram na dose da obsolescência gerando demandas intermináveis e aquecendo o
mercado com risco sempre ao consumidor.
Em um país sério, o custo de uma vida ocasionada pelo
defeito oculto de um produto sai muito caro ao fabricante e gera imagem
negativa junto à sociedade.