terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Obsolescência Programada

Há um bom tempo venho questionando sobre a fabricação programada de produtos com duração precoce. 
Sim, as empresas hoje contratam os melhores profissionais do mundo para fabricar e produzir produtos ao prazo de duração definido por ela.
Estranho isso? Como as tv's e celulares estão durando tão pouco!?
Esta foto abaixo é a lâmpada mais antiga do mundo e está ligada desde 1901 nos Estados Unidos em contraposição às que são fabricadas atualmente com prazo de validade de 3 anos, mas que na realidade duram bem menos.

Os aparelhos eletrônicos em geral quando se encontra peça de reposição, esta é tão cara que torna uma nova compra mais atraente e com isso, o descarte desordenado daquele produto que deveria ainda estar no mercado.
Assistimos inertes esses avanços onde diversos setores da indústria planejam o envelhecimento precoce e a exigência de atualizações de programas somente para determinados modelos novos.
Ora, a lógica é bem simples: se não funciona adequadamente, o produto deverá ser substituído. Isso alimenta o comércio e o consumo desenfreado.
Nada contra o consumo e nem muito menos com as novas tecnologias que são sempre bem vidas, desde que respeitados os limites razoáveis e aceitáveis de descarte em prol do meio ambiente e ao consumidor.